Em minha residência?
Principal razão, economizar na energia elétrica: A maior ou uma das maiores fonte de consumo de energia elétrica em uma residência é o chuveiro elétrico, apenas isso já justificaria a instalação de um sistema solar, no entanto há outros pontos em que a água quente gera substancial economia a qual raramente se encontra quem faça esse cálculo.
Ex. Quando alguém põe água pra ferver e fazer um café ou cozinhar, será necessário elevar a temperatura da água que esta por volta de 18°C até os 100° (fervura) no entanto se essa água já chegar na chaleira ou panela com a temperatura de 60° o tempo e o consumo de gás será muito menor, e essa conta se repetira no mínimo 60 vezes por mês ou seja, vc já pode imaginar que valor é considerável.
Outra coisa é lavar a louça com agua quente, pois além de muito mais confortável e eficiente de eliminar a gordura dos utensílios, ela ajuda desobstruir a tubulação evitando assim acumulo e recorrência de entupimentos, minimizando o uso de detergentes e evitando gastos com desentupidoras.
Banho mais relaxante , a diferença acontece pela forma de aquecer, pois dentro do chuveiro elétrico a água esta sendo “fritada” fervida, e nessa ação, retira o oxigênio da agua, enquanto a que foi aquecida naturalmente, contém oxigênio que faz com que seu banho seja muito mais relaxante .
Podemos ainda mencionar várias outras razões tais como, evitar que sejam criadas novas hidrelétricas ou usinas termoelétricas pra gerar energia a uma população que só cresce e que precisa cada vez mais da energia, cobrando ao mesmo tempo sustentabilidade e portanto redução do desmatamento e etc.
Em minha empresa ?
Da mesma forma que uma residência, a maior razão é a economia de energia elétrica e portanto de dinheiro.
Ex. Uma empresa que tem 05 funcionários que fazem uso do chuveiro uma vez ao dia cada um tem as seguintes despesas : Considerando um chuveiro com vazão de 08 lts p/m e que o banho será médio de 6 minutos, multiplica se 05 x 6 x 8 = 240 litros de água que deve ser aquecido de 18° para 40° diariamente através da energia elétrica com valor do kwh de cada distribuidora considerando o horário de pico.
A conta seria : 40 minutos dia x 22 dia / 60 minutos x (potência do chuveiro) x (preço do kw/h) = Esta conta em minha região resultaria no valor de R$ 96,56 p/m ou R$ 1.158,72 a/a.
Esse valor pagaria um sistema solar de 200 lts em menos de dois anos, e zeraria essa conta.
Sem contar as diversas área do comércio ou indústria em que se necessita de água quente e que por comodidade ou falta de avaliação, é aquecida com torneiras elétricas cujo consumo em kw/h é ainda maior que o de chuveiros.